CHAMADA INTERNA PARA APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS INÉDITOS
TEMA: PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS: DENÚNCIAS E ANÚNCIOS DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS
Inscrições: 24/07/2024 a 30/09/2024
A Articulação AGRO é FOGO reúne movimentos, organizações, comunidades e pastorais sociais que atuam há décadas na defesa da Amazônia, Cerrado e Pantanal e seus povos e comunidades. Surgiu em 2020 enquanto articulação como reação aos incêndios florestais que assolaram o Brasil nos últimos anos. Nos move não somente a necessidade de qualificar o debate público a respeito do assunto, mas sobretudo ir além das imagens de satélite e números de desmatamento, trazendo a dimensão do que é vivido no chão da floresta e dos sertões.
Entendemos o fogo como um elemento da natureza manejado com sabedoria e cuidado pelos povos indígenas e comunidades quilombolas, tradicionais e de base camponesa na Amazônia, Cerrado e Pantanal há milênios. Mas com outras intenções e em outras escalas, esse fogo se torna arma para ameaçar e expulsar os povos e comunidades de seus territórios de vida, ao ser usado pela cadeia do agronegócio para o processo de desmatamento, grilagem e conflitos por terra, buscando promover e consolidar a expansão da fronteira agrícola.
Saiba mais sobre os propósitos da Agro é Fogo em: https://agroefogo.org.br/proposito/
OBJETIVO
O objetivo deste edital é fortalecer iniciativas populares na luta pela justiça socioambiental e climática, alinhadas à defesa de direitos e na perspectiva de um país socioambientalmente justo.
– Destacar a relevância da defesa dos direitos socioambientais, com imagens que comunicam essas ações, mobilizações e atividades;
– Incentivar as organizações, grupos e coletivos da Articulação Agro é Fogo, a melhorarem suas capacidades de comunicação nessa linguagem, o audiovisual;
– Reconhecer e fomentar a qualidade de conteúdos em audiovisual produzidos por comunidades, organizações, grupos e coletivos da Articulação Agro é Fogo;
SOBRE O QUÊ SE TRATA O EDITAL
Este edital se trata de um concurso de produções audiovisuais que visa incentivar a produção de materiais em vídeo sobre prevenção e combate aos incêndios pelos povos e comunidades tradicionais vinculados à Articulação Agro é Fogo. O edital é de carácter interno, isto é, o público destinado a participar serão as organizações, coletivos, grupos, instituições e comunidades que compõem oficialmente a Articulação Agro é Fogo. Após o processo de avaliação, a premiação se dará para o primeiro, segundo e terceiro colocado, além de três menções honrosas.
As inscrições serão realizadas via preenchimento do formulário online, onde será enviado o link (pode ser do drive onde está o vídeo ou do youtube onde está o vídeo) do vídeo em formato de MP4, AVI ou MOV, com tamanho ilimitado desde que seja um vídeo com no máximo 5 minutos. Verifique se o link do drive está no modo público. No caso do link do vídeo no youtube, verifique se o vídeo está no modo “não listado”, para que seja garantida seu modo inédito, não divulgado antes do concurso.
O preenchimento do formulário (que contém dados pessoais do proponente, resumo do material audiovisual, espaço para colar o link do vídeo e aceite das normas do edital) deve ser realizado pela ou pelo proponente do material. Mesmo sendo realizado em grupo ou coletivo, apenas uma pessoa deve preencher o formulário e ser responsável pelo processo do concurso.
Em caso de envio duplicado, será considerado apenas o último envio.
O concurso ocorrerá nas seguintes etapas: inscrições, homologação das inscrições, avaliação do material pela Comissão Avaliadora do concurso, divulgação dos materiais premiados e evento de premiação. Toda comunicação ocorrerá por e-mail com as e os proponentes, e a divulgação dos selecionados será feita pelas redes sociais.
PERFIL E CONDIÇÕES DAS PRODUÇÕES
1. A produção deverá ter início, meio e fim, e não podem ser no formato de propaganda institucional;
2. O material audiovisual, o vídeo, deverá ter evidente conexão com o tema do edital e com a defesa de direitos;
3. Devem estar sintonizados a problemas ou necessidades objetivas que a comunidade ou grupo querem enfrentar e resolver;
4. A produção audiovisual deverá ter no mínimo 1 min e no máximo 5 min;
5. Poderá ser enviado projeto com ações em mais de um território;
6. Os integrantes da produção e da narrativa devem ter idade entre 18 e 150 anos.
7. A produção poderá ser realizada tanto por máquinas e filmadoras profissionais, quanto por celular;
8. Poderão apresentar produções de comunidades, organizações, grupos e coletivos que já compõem a Articulação Agro é Fogo, ou seja, estejam vinculados oficialmente e diretamente a partir do aval da Operativa da Articulação Agro é Fogo e da liderança da comunidade, organização ou coletivo.
LISTA DAS ORGANIZAÇÕES/COMUNIDADES APTAS A PARTICIPAR DO CONCURSO E, PORTANTO, PODEM ENVIAR VÍDEOS PARA A SELEÇÃO
- CPT – Comissão Pastoral da Terra
- FASE – Solidariedade e Educação
- Rede Social de Justiça e Direitos Humanos
- Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
- CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço
- Campanha Nacional em Defesa do Cerrado
- CAA NM – Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas Gerais
- RBJA – Rede Brasileira de Justiça Ambiental
- CIMI – Conselho Indigenista Missionário
- MAM – Movimento pela Soberania Popular na Mineração
- Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP)
- MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens
- Rede de Agroecologia do Maranhão (RAMA)
- AATR – Associação de Advogados/as de Trabalhadores/as Rurais
- Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental
- Comissão Brasileira Justiça e Paz
- Agência 10envolvimento
- SARES – Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental
- GRAIN
- CUT – Central Única dos Trabalhadores
- Via Campesina
- MMC – Movimento de Mulheres Camponesas
- MPA – Movimento de Pequenos Agricultores
- Levante Popular da Amazônia
- Coiab – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira
- Tijupá
- Terra de Direitos
- Fórum Popular da Natureza
- Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia – GTGA/UNIR
- Casa de Sementes Cocalinho
- MOPIC – Mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado
- Marcha Mundial do Clima
- Rede Pantaneira
- Show Food Brasil
- Heckes
- ACESA – Educação em Saúde e Agricultura
- Fundação Rádio e TV Quilombo
- Rede Cerrado
- Conselho Indígena do Planalto
- Rede Kalunga Comunicações
- Comunidade Panakary
- Coletivo Maparajuba Direitos Humanos na Amazônia
- Tapajós de Fato
- Associação União das Aldeias Apinajé – Pempxa
- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
- Associação de Pescadores e Pescadoras Artesanais e Extrativistas de São Sebastião da Boa Vista (APAEBV)
- Mídia Indígena
- Quilombo Santa Maria dos Moreiras, Jerusalém e Bom Jesus
- Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN
- Coletivo Ciganagens
- Afoitas – 1ª mídia pautada por mulheres negras e indígenas do Nordeste
- Sistema Kalunga de Comunicação
9. A produção poderá abarcar um assunto que ocorreu ou foi gravado entre 2019 e 2024;
10. A produção poderão ser ficção e não-ficção;
11. A produção deverá ser inédita, ou seja, sem exibição comercial pública, sem participação em festival, mostra ou publicado em alguma plataforma de vídeo;
12. Somente serão aceitos produções no formato horizontal;
13. Cada proponente poderá inscrever até 2 (duas) produções, que devem abordar temas ligados aos anúncios e denúncias que sua comunidade, organização, grupo ou coletivo integrante da Articulação Agro é Fogo, executam com o objetivo de construir um país com mais democracia em prol da justiça socioambiental e dos saberes dos povos e comunidades tradicionais.
14. As submissões poderão ser em dois eixos temáticos: anúncios e denúncias.
Anúncios de resistência: Vídeos sobre manejo integrado do fogo; Uso tradicional do fogo; produção agroecológica/roçados; estratégias coletivas de educação comunitária sobre o fogo e ações dos brigadistas no território; e saberes tradicionais da comunidade para a manutenção dos modos de vida.
Denúncias: Vídeos sobre ataques às comunidades; Uso criminoso do fogo; avanço do agronegócio sobre a comunidade; destruição dos saberes tradicionais da comunidade; ações políticas do fogo enquanto arma do agronegócio; e impactos das injustiças climáticas (mudanças climáticas, emergência climática e vingança climática) no território.
Será avaliado: a relação com o tema do edital, a narrativa (que história é contada e como é contada), a montagem, a captação de imagem e a finalização do vídeo (edição). Além disso, serão considerados, no processo avaliativo, os seguintes critérios:
a) Relevância da ação produção para abordar o contexto do tema do edital;
b) Narrativa (história) – relevância e coerência com o que é contado a partir da temática central do edital;
f) As dimensões de gênero, raça e/ou etnia e faixa etária na participação da produção do vídeo e na narrativa;
g) Estrutura técnica: captação de imagem o enquadramento da imagem edição de imagem e montagem;
Ao se inscreverem, todos os participantes aceitarão automaticamente todas as cláusulas e condições estabelecidas no presente regulamento.
PRÊMIO
A seleção dos projetos será feita pela Comissão Avaliadora composta pela equipe da Articulação Agro é Fogo (Coordenadora de comunicação e Secretaria Executiva), dois/duas representante da Operativa da Articulação e 3 representantes do GT de Comunicação da Articulação Agro é Fogo (Rede Cerrado, Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e alguém da Amazônia) que não estão/estarão envolvidas /os em alguma submissão de proposta.
Serão concedidos prêmios nas seguintes categorias:
- 1º lugar – 01 (uma) máquina fotográfica semiprofissional (Canon T7+lente de 55mm) ou Celular – Iphone SE;
- 2º lugar – 01 (um) kit de acessórios fotográficos para celular, composto por tripé, ring light, microfone e bastão de selfie;
- 3º lugar – Kit com material gráfico sobre a temática do edital. Este Kit será composto por revistas e cartazes – produzidos por quem compõe a Articulação Agro é Fogo – que debatem sobre os incêndios criminosos, desmatamento, grilagem e conflitos por terra.
Além disso, teremos 3 menções honrosas às produções que se destacaram.
1º Menção honrosa
2º Menção honrosa
3º Menção honrosa
- Em data a ser combinada, haverá uma mostra com as/os ganhadoras/es e as menções honrosas;
- Além de uma roda de conversa sobre o tema com tais pessoas.
- O prêmio será enviado via correios ou entregue pessoalmente para a proponente ou o proponente da inscrição da produção audiovisual;
- As produções não selecionadas poderão ser publicadas nas redes da Articulação Agro é Fogo e compor o banco de dados da mesma, caso a/o proponente tenha autorizado no formulário de inscrição. No entanto, caso não seja publicado, a Articulação Agro é Fogo poderá se abster de justificar ou prestar algum esclarecimento da não publicação.
DIREITOS AUTORAIS – EM RELAÇÃO AO 1º E 2º LUGAR
Todas as imagens enviadas para o concurso e autorizadas a publicação no formulário de inscrição poderão ser utilizadas pela Articulação Agro é Fogo em seus produtos de comunicação, captação e documentação. Todo o material divulgado fica sob a licença Creative Commons CC.BY.4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), podendo ser reproduzido sem autorização prévia da Articulação Agro é Fogo, desde que citada a fonte original, inclusive das/dos autoras/es, quando for o caso. Obras derivadas devem ser licenciadas também em CC.BY.4.0.
LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD)
O tratamento dos dados pessoais coletados no âmbito do presente edital e para as finalidades específicas e imprescindíveis à realização do Concurso, será feito em conformidade com a legislação nacional aplicável, inclusive a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018 – “LGPD”) e somente ocorrerá caso haja anuência expressa do titular.
As informações fornecidas pelos Usuários devem ser verídicas e corretas e são de sua exclusiva responsabilidade, inclusive em caso de discriminação, danos ou prejuízos a terceiros, violações legais, utilização indevida ou compartilhamento não autorizado de materiais referentes ao concurso e seus desdobramentos. O Usuário responsabiliza-se, civil e criminalmente, pela veracidade das informações prestadas a Articulação Agro é Fogo.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Compete à Comissão Avaliadora avaliar e resolver os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso.
O não cumprimento de qualquer regra deste regulamento poderá causar, a critério da organização, a desqualificação dos vídeos inscritos e, consequentemente do respectivo participante.
O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação e concordância com seus termos.
CRONOGRAMA
Divulgação do edital – 24/07/2024
Período de inscrição – 24/07/2024 a 30/09/2024
Inscrições homologadas – 04/10/2024
Período de seleção – 04/10/2024 a 30/10/2024
Divulgação do resultado da seleção pelas redes da Articulação Agro é Fogo até – 04/11/2024
COMISSÃO AVALIADORA
- Jaqueline Vaz – Secretária Executiva da Agro é Fogo
- Ludmila Pereira – Coordenadora de comunicação da Agro é fogo
- Gabriela Marques – Coletivo Magnífica Mundi
- Felipe Duran – Campanha Nacional do Cerrado
- Cruupyhre Akroá Gamella – Associação Indígena do Povo Akroá Gamela
- Valéria Pereira – CPT
- Raimundo Alves – Acesa
Dúvidas serão respondidas somente por e-mail. Favor escrever para agroefogo@gmail.com.